quinta-feira, 16 de outubro de 2008

DIÁRIO DE BORDO-ATIV7-T3-FLAVIA CUNHA

Aprender a ensinar

O texto parte de um ponto chave para a relação professor-aluno que o começa no próprio aprendizado do professor, e o envolvimento da sociedade nos elementos de transformação da educação, como meio de motivação para educadores que encontram dessa forma interatividade entre educação e sociedade.
Uma vez que, os educadores trabalham com estruturas autoritárias, ensinam os alunos a aprenderam rapidamente conteúdos programáticos, mas por outro lado não aprendem a ser pessoas, parte importante da educação, auxiliar o aluno na formação da sua personalidade e valores individuais.
Os processos participativos de compartilhamento de ensinar e aprender por meio da comunicação mais aberta, tem características motivacionais constantes que conduz o professor a uma melhor transmissão de conhecimento ao aluno. Melhorando a formação sensorial-intelectual-emocional de cada aluno organizando continuamente os valores à personalidade deles.
“Educar para vida”. Sendo assim, uma nova relação no processo de ensinar e aprender, mais aberta, participativa, respeitosa do ritmo de cada aluno, desenvolvendo as habilidades específicas de cada um.
A importância de processos participativos que facilitem organizar a aprendizagem, cada vez mais critica e cada vez mais produtiva.
E se existem tantas dificuldades em ensinar, entre outras coisas, é porque aprendemos pouco até agora, pois o conhecimento é ilimitado, uma vez que não existe verdade absoluta na ciência, se admitíssemos nossa ignorância quase total sobre tudo, nos levaria a não parar jamais.
“Sabemos muito, mas não sabemos o principal.” Que é a transmissão desse conhecimento.
Estudamos hoje apenas para buscar certificação e não qualificação e conhecimento para vida, grande parte da sociedade pensa assim.
A realidade é muito mais complexa do que as explicações científicas e que, ao mesmo tempo, iremos apoiando-nos na ciência para avançar a partir dela sem cair em explicações sem coerência.
Necessitamos de processos de libertação que permitam as idéias ser criadas, desenvolvidas aperfeiçoadas e postas em experimentos e depois aplicadas no aprendizado.

Flavia Roseane da Cunha Medeiros
Professora de geografia
Escola Estadual Manoel Simplício do Nascimento

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