sexta-feira, 26 de setembro de 2008

DIÁRIO DE BORDO-ATV1-T3

Do sonho aos ares

Encontrar novos caminhos, novas propostas e ousar no mundo em que vivemos, onde a pressão por mudanças é cada vez maior, é o comando de ordem atual. Um personagem muito importante para exemplificar essa necessidade tão emergente nessa sociedade moderna foi Santos Dumont. Não obstante, essas exigências da sociedade por inovações diárias sobrecaem sob o foco da escola e, consequentemente sobre os professores. Mudar as práticas e romper com as limitações imaginárias é tarefa não muito fácil, mas se possibilitarmos nos contagiar pelo espírito de coragem e persistência dos sonhadores e, não nos abatermos por fracassos momentâneos galgaremos as glórias e o sucesso de alcançarmos nossos objetivos – sonhos.
Este homem, considerado “o Pai da Aviação”, inspira-nos para crer que quando desejamos e planejamos, insistindo em nossas hipóteses, avaliando nossos fracassos e nos dispondo a analisá-los buscando corrigir o que se faz necessário e tentar novas ações, tudo é possível de acontecer. Com o crescimento pela busca de informações e, o advento da EAD, que no princípio era uma atividade muito solitária e exigia muita autodisciplina e que com o uso intensificado das TIC’s que formam Redes vem crescendo não apenas como atividade isolada, mas combinada com a possibilidade da informação instantânea, de criar grupos de aprendizagem. Essa nova possibilidade de interação pedagógica desafia-nos a aprender e a equilibrar a demanda incessante de informações intantâneas e comunicação virtual com a convivência afetiva e carinhosa com os sujeitos sociais que compõem esses espaços diário de convívio cidadão. Devemos, ainda, aprender a encontrar tempo para meditar, refletir e descansar de forma simples e desconectada da tecnologia, pois Deus nos deu sua obra plena da criação e, portanto devemos saber desfrutarmos dela, com o maior respeito e ações de preservação.
Sandra Caldas dos Santos. coordenadora pedagógica na Esc. Est. Manoel simplício do Nascimento. E-mail: pqndama.kp@gmail.com

Nenhum comentário: