quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Diário de Bordo -ATIV .7 - T3 - MARGARETE

O texto “Modificar a forma de ensinar” do Moran relata uma experiência interessante passada por ele em uma escola particular de Curitiba, cujos professores declararam dificuldades em ensinar aos alunos adolescentes, pois os mesmos eram desinteressados, dispersivos, barulhentos e indisciplinados. Mas como todas as regras há exceção, havia também nesta escola uma professora cujo depoimento era contrário aos demais colegas. A mesma relatou a sua metodologia aplicada às turmas revelando o seu sucesso em sala de aula.
Dentre os métodos aplicados é importante gostar dos alunos, como eles realmente são. Em todos os sentidos, seja na maneira de vestir, do falar, do escrever... Enfim não haver exclusão; não cair na rotina, mas sim, surpreendê-los sempre, que cada aula seja uma caixinha de surpresa; é importante também saber negociar com os alunos os sub-temas de pesquisa, a forma de apresentá-los e de divulgá-los, a negociação é uma arma poderosa.
Os alunos terão sucesso na sua vida escolar, profissional e social ao sentirem-se apoiado e isto não apenas é papel dos pais mas também dos professores. A escola deve ser um espaço de renovação e de experimentação saudável de novos caminhos. É nosso dever implantar mudanças, pois a monotonia da repetição leva a desmotivação dos alunos e muitos são os recursos à nossa disposição.

Escola Miram Marroquin
margarettneves@yahoo.com.br

Nenhum comentário: