Com muita propriedade, Moran coloca exposta em uma vitrine o processo ensino-aprendizagem do século XXI. Aprender com seus saberes não é uma tarefa fácil para discentes e docentes, pois deixa-nos vulneráveis ao desconhecido. Como discernir entre informações, valores e emoções tão diversificadas? Tornar esse processo complexo, rico e transformador adequados aos conteúdos programáticos exigidos pelas instâncias superiores é perigoso e libertador, simultaneamente, é desafiador e sua aplicação na vida não é certa, tampouco segura.
Enquanto nossas escolas ou o sistema educacional brasileiro não estiver trabalhando lado a lado com a saúde e a assistência social, ficar “Aprendendo com a vida” levará somente ao crescimento da sabedoria popular com respaldo na educação, mas esse processo do desenvolvimento cognitivo da comunidade escolar estará comprometido e anos após anos ficaremos apenas nas idéias e nos textos, mas nada na prática sendo aplicado.
Flávio Mota
Prof. Inglês - Escola Pedro Teixeira
e-mail: flavioteach@gmail.com
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
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