terça-feira, 9 de setembro de 2008

Diário de Bordo - T1 -Rita Almeida

O vídeo “DOS SONHOS AOS ARES” nos mostra grandes homens que marcaram a história por seus inventos que revolucionaram o mundo. Isso se deu, na prática, a partir da revolução industrial, as novas descobertas impulsionaram uma vida mais moderna. Todo esse avanço tecnológico teve e tem como necessidade de tornar a vida cada vez mais prática, exigência do sistema capitalista que diz: “Tempo é dinheiro”.
Estamos a todo o momento sendo bombardeados com inovações tecnológicas: os meios de comunicação cada vez mais eficiente, eletrodomésticos e eletroeletrônicos inteligentes, computadores velocíssimos, a ciência descobrindo a cura de várias doenças entre outros. Isso tudo ocorre diariamente.
A era da informática consiste na transmissão rápida de dados circulando com enorme rapidez interligando pessoas, empresas, instituições de pesquisa, escolas e outros, do mundo inteiro. Por conseqüência se faz necessário conhecer esta ferramenta para podermos usá-la, interagindo com o mundo. Sabemos que qualquer mudança tecnológica interfere em nossas atividades diárias e até em nossa vida profissional principalmente porque o computador está suprindo milhões de postos de trabalho, tendo como conseqüência a substituição do homem pela máquina e impondo o desafio de saber manuseá-la.
O avanço tecnológico e a riqueza representam um mundo ainda para poucos. Na verdade, cabe a nós educadores enfrentar esse desafio e nos incluir no mundo digital, levando a muitos educandos a utilizarem desses meios, inclusive da informática, numa perspectiva inovadora dentro da sala de aula. Precisamos entender que a internet não tem dono, devemos então nos apropriar desse conhecimento para criar ambientes virtuais junto aos nossos alunos e alunas e, como Santos Dumont consolidou o projeto 14 bis, possamos também realizar sonhos que esperam por uma oportunidade. Vamos ousar junto com nossos alunos e impulsionar a indústria do saber coletivo em busca de um mundo digital mais democrático e participativo entre os nossos jovens. Nós fazemos parte dessa história.
Rita de Cássia Almeida Ferreira
Profª de História
Escola Estadual Manoel Simplício
rita_almeida_ferreira@hotmail.com

Nenhum comentário: